Apesar de dizerem que a sociedade vive na modernidade, presenciamos ainda um tabu envolvendo mães solteiras.
Cria-se uma imagem que a mulher após ser mãe deve apenas dedicar-se ao seu filho, até que ele cresça e possa se “virar” sozinho. Esse preconceito é gerado muitas vezes dentro do círculo familiar, onde muitas vezes as mães não têm apoio dos pais para continuar vivendo uma vida social. Como forma de punição aos planos que os pais tinham em mente para as filhas não as apóia, por terem sido frustrados seus planos e também com medo que a filha engravide novamente.
Ter uma vida social não é sinônimo de abandono da maternidade, a mulher pode sim conciliar a sua vida social, a maternidade e todas as demais responsabilidades.
Quando finalmente há apoio da família e as mulheres conseguem sair para conhecer novas pessoas ou para encontrar um novo parceiro surge outra dificuldade:
Homens fugindo que nem diabo da cruz. (rs...)
Os homens quando descobrem que a mulher tem filho, fazem aquela cara de “E agora?! Onde fui me meter?!”
Segundo dados de uma pesquisadora do Grupo de Gêneros do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo. “Na faixa etária até os 30 anos, eles em geral têm medo da paternidade.”
Muitos homens deixam de viver um história devido à preconceitos, acham que entrando em um relacionamento com uma mãe solteira estarão assumindo o papel de Pai, acham que terão que trocar fraldas, dar mamadeira, colocar para dormir, educar. Acabam perdendo a grande oportunidade de participar da vida fantástica de uma criança, de ter um relacionamento embasado em família, respeito, amor, maturidade e companheirismo.
A mulher mesmo mãe ainda ama, ri, se diverte, conversa e vive!!!
Aí vão algumas dicas para as mamães se darem bem no relacionamento, com o filho e com o namorado:
· Explique para o seu filho que o seu amor por ele não vai mudar só porque a mamãe está namorando, faça-o entender que nada nem ninguém mudará o amor que você tem por ele. Seu filho precisa sentir-se seguro e ter a certeza que o amor da sua mãe é imutável.
· Nunca reclame as dificuldades de se criar um filho sozinha perto do seu filho, ele se sentira culpado e responsável por suas frustrações.
· Não se sinta mal ao deixar o filho com outro responsável ao sair para namorar e se divertir, você tem o direito de continuar a viver.
· Nada de fazer cara de dó ao olhar para o seu filho antes de sair, ele poderá usar isso contra você e começar à fazer chantagem.
· Apresente seu namorado como namorado, não como tio ou amigo, não permita que a criança chame o seu namorado de pai, isso pode causar uma grande confusão na cabeça do seu filho e uma distorção da realidade.
Nunca deixe de cuidar de você da sua beleza e bem estar.
Você pode sim buscar uma nova felicidade e um relacionamento feliz.
Viva!!!
Celize Gomes Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário